Monitorando espaço em disco de unidades NFS montadas no Linux

Aprenda passo-a-passo como descobrir e monitorar as unidades NFS montadas em um servidor Linux.

Edite o arquivo de configuração do agente, em meu ambiente localizado em /usr/local/etc/zabbix_agentd.conf e adicione no final do arquivo a seguinte linha

UserParameter=vfs.nfs.discovery,echo "{  \"data\":[" && cnt=1 && cat /etc/mtab | grep -v pipefs | grep nfs | while read -r line; do if [ "$cnt" -gt "1" ]; then echo ","; fi; FSNAME=$(echo $line|awk '{print $2}'|sed -e 's/\\/\\\\/g' -e 's|/|\\/|g') && FSTYPE=$(echo $line|awk '{print $3}') && echo " { \"{#NFSNAME}\":\"${FSNAME}\",\"{#NFSTYPE}\":\"${FSTYPE}\",\"{#NFSDEV}\":\"${FSDEV}\",\"{#BDNAME}\":\"${BDNAME}\"}"; cnt=$(($cnt+1)); done && echo "] }"

Reinicie o agente

Agora no servidor Asterisk realize a importação do template (disponível aqui), este arquivo somente irá atualizar o template Template OS Linux para adicionar o novo item de discovery (para descobrir as unidades NFS) bem como inserir os itens de monitoramento, alerta e gráfico para essas unidades.

Segue abaixo como realizar a importação:

Clique em Configuration > Templates > Import

 

nfs.import.template

Realize o download do arquivo, descompacte o conteudo e selecione o arquivo XML.

Logo após clique em Import.

nfs.import.template2

Pronto!

Caso não tenha dado erro sua importação ocorreu com sucesso, caso deseje ver os itens inseridos basta ir no Template OS Linux conforme imagem abaixo.

nfs.import.template3

 

Helvio Junior

Helvio Junior

Gerente de Infraestrutura de TI e Telecomunicações em Fael, uma empresa do grupo Apollo Global
Especialista em redes e segurança de sistemas pela PUC-PR, consultor de redes e segurança da informação. CEO e CTO da SafeTrend, com um produto de single sign-on e gestão de identidades e acessos. Especialista em Segurança da Informação, Controle de Acesso, ambientes e ferramentas de segurança, telefonia VoIP com Asterisk, administração de redes em ambientes híbridos e realização de penetration test (pentest).
Helvio Junior

Últimos posts por Helvio Junior (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *