Criando proxy vídeos para aumentar a velocidade de edição de vídeos

Como alguns sabem pratico Airsoft como esporte e tenho um canal no youtube (HelvioSniper) com os meus vídeos, dicas, tutoriais e etc…

Na busca por aperfeiçoamento fui buscar uma técnica para edição mais rápida uma vez que a cada jogo de duração média de 2 a 3 horas eu demoro +- 12 horas entre edição e renderização dos meus vídeos.

Nessa busca encontrei este vídeo abaixo:

Onde ele explica como realizar uma técnica que basicamente consiste em gerar uma versão em baixa qualidade (e pequeno tamanho de arquivo) para realizar a edição de forma fluida, e depois no momento da renderização colocar o software de edição a utilizar os arquivos originais com alta qualidade.

No vídeo ele explica este processo usando o aplicativo HandBrake, muito bom por sinal.

Mas como eu tenho um PC com uma placa de vídeo legal rodando em Linux, fui procurar alguma solução para aproveitar este PC durante este meu processo, então encontrei uma solução utilizando o ffmpeg.

PS: Apenas como observação, apesar de eu comentar que vou usar meu PC linux, o ffmpeg também pode ser usado no windows, conforme demonstro neste artigo (http://www.helviojunior.com.br/video/utilizando-ffmpeg-para-converter-videos-e-audio/).

Chega de bla, bla, bla e vamos ao comando.

 

ffmpeg -i input.mp4 -r 25 -c:v libx264 -pix_fmt yuv420p -profile:v main -level 2.1 -preset veryfast -tune fastdecode -crf 26 -x264opts keyint=75 -c:a aac -b:a 96k -y -threads 8 -strict -2 output.mp4

Com este comando o meu vídeo foi de 3,6 GB para 360 Mb, o que facilita bastante o software de edição de carregar o arquivo e deixar a edição bem mais fluida.

Até o próximo tutorial, valew!

Helvio Junior (OSCE, OSCP, CEHv9)

Helvio Junior (OSCE, OSCP, CEHv9)

Consultor em Cyber Security em Ernst & Young (EY)
OSCE, OSCP, CEHv9, Pesquisador de Falhas de Segurança e Vulnerabilidades. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de TI, atualmente focado na área de segurança da informação ofensiva (Red Team), bug hunting, cyber threat hunting, criação e engenharia reversa de Malware.
Carreira baseada em sólidos conhecimentos técnicos nas principais tecnologias de TI: Penetration Testing, Clould Computing, Ambiente de alta criticidade e alta disponibilidade, Windows Servers e seus serviços, Linux Servers e seus serviços, VoIP com Asterisk, Redes, Cisco, HP, ISO 27002, Hacker ético (CEHv9) e Engenharia reversa.
Helvio Junior (OSCE, OSCP, CEHv9)
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *